Sobre a JAP

  • JUVENTUDE AGOSTINIANA PORTUGUESA

A JAP é uma associação juvenil sem fins lucrativos, com reconhecimento civil concedido pela Câmara de Arruda dos Vinhos em 26 de Janeiro de 1990, embora a associação existisse de facto antes do seu reconhecimento civil.

A nossa associação está formada por jovens ligados à Ordem de Santo Agostinho, e portanto, às comunidades dos Padres Agostinhos presentes em Portugal. Para tal fim, a associação tem uma especial relação com as paróquias agostinianas de Santa Iria de Azóia e São Domingos de Rana, com as quais colaboram habitualmente nos mais variados serviços. A JAP é uma associação de carácter religioso. A sua finalidade é a vivência e anúncio da fé cristã segundo o carisma da Ordem de Sto. Agostinho. Ser membro da Juventude Agostiniana Portuguesa é ser cristão, membro da Igreja Católica e ser instrumento onde se realizam e se estruturam os objectivos da Ordem Agostiniana:

 

 

  • Busca de Deus em grupo: “Ter uma só alma e um só coração em marcha para Deus”.

  • Relações fraternas, de irmão para irmão, entre os seus membros e com todos os outros.

  • Vida humilde, em espírito de pobreza e comunicação de bens espirituais e materiais.

  • Atitude profética frente ao secularismo, materialismo e injustiça.

  • Compromisso apostólico, que se estende a toda a comunidade em prol da propagação da verdade, da promoção da unidade e do serviço ao próximo necessitado.

  

Temos Santo Agostinho como guia e modelo para, através do exemplo da sua vida e dos ensinamentos dos seus escritos, seguir a Cristo e orientarmos Nele toda a nossa vida e acções.
A nossa vida Agostiniana exige-nos um cultivo cuidadoso dos valores da Amizade; Interioridade e Oração; Formação e Compromisso.

A AMIZADE nutre e cresce da fidelidade, da confiança, da sinceridade e da mútua compreensão. É ela que nos une a Deus em Cristo. É deste modo, nesta unidade de Amor, que partimos a comunicar aos que nos rodeiam o que temos e vivemos.

A INTERIORIDADE, através da oração e da reflexão, permite-nos conhecer-nos a nós mesmos e conhecer cada vez mais Àquele que “mais interior do que nós mesmos” dá sentido à nossa vida e nos faz felizes.

A FORMAÇÃO permite-nos aprofundar a fé cristã e ser testemunhas do Deus Vivo no mundo.

O COMPROMISSO impede-nos de viver virados apenas para nós mesmos e leva-nos a seguir o Espírito Santo que nos impele a anunciar com a palavra mas sobretudo com o próprio testemunho.

Estes valores determinam a vida da Juventude Agostiniana Portuguesa. Todos os seus membros, salvo excepções, pertencem a um dos grupos de jovens que formam a associação: grupos Cassiciaco, Inquietudes ou Comunidades Juvenis. É nestes grupos, através de reuniões periódicas, que estes valores são vividos e aprofundados. De facto, toda a reunião de qualquer grupo agostiniano tem estes elementos: oração, formação, convívio e acção.

Outras actividades anuais como os Retiros de grupo, o Retiro de Colares, os Exercícios Espirituais, a Páscoa Juvenil Agostiniana, as Actividades de Verão, os Acampamentos Tagaste, etc., virão ajudar na vivência destes valores.

  • Onde Estamos

A JAP tem a sua sede no Centro Agostiniano de Pastoral. É o lugar onde se desenvolvem habitualmente as actividades dos grupos de jovens que pertencem a nossa associação. Encontra-se dentro do território da paróquia de Santa Iria de Azóia, a Norte de Lisboa, presidida pelos Padres da Ordem de Santo Agostinho, e à qual pertencem a maioria dos membros da associação e com a qual trabalham habitualmente em conjunto.
Desde 2004 também há uma forte presença da JAP, com vários grupos de jovens, na Paróquia de São Domingos de Rana, a Oeste de Lisboa, paróquia que também presidem os Padres da Ordem de Santo Agostinho.